terça-feira, 12 de julho de 2022

Dos mitos antigos


Sabe por que incendiaram a biblioteca de Alexandria? Porque havia muitas estórias seculares inventadas ou tomadas como verdades. 

A biblioteca de Alexandria era a web de hoje. Detinha a maior parte dos conhecimentos reunidos em um só lugar. Aquilo foi um reset nos mitos antigos.

Diferente do que fala no livro "O banquete" de Platão. Sócrates não constetava a mitologia. Mas se revoltou porque muitos atriubuiam-se, uns aos outros, o título de deuses ou filhos dos deuses. Ou queriam os deuses só para si, para os respectivos cupinxas ou em si próprios, mas "viam" as outras pessoas sem a presença espiritual que queriam só para os próprios correlatos. Enquanto deixaram de orar a eles.

As religiões sempre foram utlizadas como instrumentos de domínio político. Na Grécia, Egito, Pérsia, Índia, Roma, etc.

O sicretismo greco-romano foi incorporado pela Igreja Católica, secretamente, na figura dos Santos. Alguns existiram como pessoas. Outros foram inventados.

O Politeísmo, e o Monoteísmo, intercalaram-se inúmeras vezes através dos séculos. Forjando a "comunhão" dos "entes da phisis" (palavras que, em distintas línguas, nomeiam coisas) também chamada (em algumas filosofias) "religare".

Pois os homens cultuavam várias entidades enquanto existe um só Deus. Seja aos Judeus, Muçulmanos ou Cristãos. Enquanto nós, homens, somos apenas homens.

Juliano Paz Dornelles
Membro Correspondente A.L.M.A.S.
Acadêmico Sociedade Literário





Nenhum comentário:

Postar um comentário