terça-feira, 10 de julho de 2012

Consciência Coletiva Virtual


Na sociedade atual compartilhamos, dentre as identidades coletivas, diferentes formas de personalidade. Segundo o francês Pierre Lévy "o indivíduo dominante exerce uma função de unificação e coordenação da sociedade" sobre os demais indivíduos. Assim sendo, a minoria dominante e a grande massa de seres passivos convive de forma desarmônica onde uns tiram vantagens dos outros.

No livro 'O que é o virtual', Lévy trata ,entre outras coisas, da experiência mediada da virtualização das relações humanas. O francês coloca que "a noção de inteligência coletiva não é uma simples metáfora" e que "precisamos encontrar uma definição de um 'espírito' que seja inteiramente compatível com um sujeito coletivo". 

Lévy aborda no livro que "os espíritos emergem de coletivos inteligentes". "Um espírito deve ser afetivo, e não necessariamente consciente". Já "a consciência é o produto da seleção, da linearização e da manifestação parcial de uma afetividade a qual ela deve tudo.'

Lévy refere-se ao psiquismo como uma construção que transforma o exterior no interior e vice-versa simultaneamente. Os indivíduos inteligentes incorporam parte do mundo exterior e exportam para ele partes de sua experiência individual. 

Comparando a sociedade dos humanos com as sociedades das abelhas e formigas, Lévy coloca que os indivíduos contribuem de forma criativa na composição da inteligência coletiva, enquanto os insetos trabalham de forma automática, sem reflexão ou filosofia sobre o que fazem. Simplesmente executam tarefas e obedecem as ordens de suas necessidades.

Neste sentido podemos observar que a sociedade, e os indivíduos, participam de um intercâmbio coletivo de conhecimentos, na construção da inteligência coletiva. Cada vez mais sabemos um pouco sobre tudo. Utilizamos estes conhecimentos no trabalho, nos estudos, no culto ao corpo e ao espírito. 

Sendo assim, é interessante que compartilhemos nossas experiências, e agreguemos novas habilidades no decorrer da caminhada. Em um futuro próximo, em relação ao conhecimento, todos terão acesso a tudo. E a consciência será absorvida de forma automática e natural.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário