quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entender a Internet


Nas Acrópoles, cidades da Grécia antiga, os filósofos se reuniam na praça pública para debater os assuntos de interesse do povo e da cidade. A ágora, como era chamada, era um espaço público de debate, discussão e compartilhamento de posições e ideologias. Com o advento da internet estamos testemunhando o ressurgimento da ágora.

O ciberespaço e, sobretudo, as redes sociais, são nada menos do que configurações pós-modernas da ágora grega. Neste espaço debatemos e compartilhamos conceitos e opiniões. Construindo assim o que chamamos de opinião pública.

Através de conversas online ou off-line, participamos de fóruns de discussão, vídeo conferências e participamos da construção de conteúdo digitalizado. Tenho o costume de bater na mesma tecla. 'Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?' Já dizia Renato Russo no tempo da Legião Urbana.

Estas e outras letras e composições podemos encontrar na rede. Podemos ler Confúcio ou assistir a última entrevista de Raul Seixas. A cada vez se torna mais fácil e acessível fazer parte do que antes era um grupo seleto de produtores de arte.

A cibercultura é nada menos do que uma expressão pós-moderna da arte. Mas a internet tem outras funcionalidades além da produção de conteúdo. Uma das maiores delas é com certeza a capacidade de interação. Hoje podemos participar das decisões políticas, comentar a qualidade de produtos e serviços, acompanhar a quanto andam os gastos públicos, trocar informações sobre empreendedorismo, educação, saúde e muitas outras áreas de domínio humano.

No entanto as pessoas, sobretudo os internautas, ainda estão no início deste processo. Um processo de aprendizagem e descobrimento das funcionalidades da internet. Precisamos levar em consideração que a internet é uma tecnologia muito recente. Apesar de historicamente terem iniciado sua primeira versão há mais de 50 anos através de experiências militares norte-americanas.

A principal lição a ser tirada de tudo isso é que precisamos estar atentos sobre as consequências do uso da internet, que de um lado facilita o contato virtual e de outro reduz o contato face a face. Que de um lado expande nossa capacidade de armazenamento de informações, mas de outro deixa de estimular nosso raciocínio matemático e memória de armazenamento.

Neste contexto estudos tem sido feitos. Não somente por profissionais e acadêmicos da informática e da comunicação. Mas também da sociologia e da filosofia. É certo que todas as áreas trabalhando juntas poderemos entender melhor todo este processo evolutivo da interação. Contudo a evolução está apenas começando. E para fazermos bom uso da tecnologia, mais do que usar a internet, precisamos entendê-la.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário