sábado, 5 de janeiro de 2013

Interação Social


Ontem a noite passei por alguns sites de redes sociais na tentativa de conhecer alguém. Como tenho evitado aglomerações de baladas, pubs e outros ambientes onde circulam bebidas, cigarros e drogas, esta tem sido a alternativa mais tranquila para conhecer pessoas legais sem se expor à tentação da bebida e tudo o que vem depois. 

Geralmente tenho sido criticado por amigos mais antigos com quem compartilhei uma vida boêmia até os trinta. Também me sinto incompreendido por novas amizades que desconhecem a vida agitada que tive antes de entrar no que chamo de maturidade. Cheguei a colocar no meu perfil do facebook o fato de estar só na noite passada como uma consequência da virtualização das relações. De fato isto influencia, mas são os interesses pessoais que me obrigam a ter uma vida mais reservada do que a de alguns anos atrás.

É natural que, com a correria do dia-a-dia das grandes cidades, as pessoas tenham menos tempo para a interação face a face. Neste sentido buscam interagir de forma mediada. Pelo celular ou pela internet. O efeito destes dois fatores tem me obrigado a focar mais em atividades que posso desenvolver sozinho. Como malhar, estudar, ler, escrever e consumir filmes, músicas e documentários.

O certo é que dependemos uns dos outros. É impossível isolar-se do mundo. Nas festas de fim de ano fui pra noite como a grande maioria dos jovens solteiros de minha faixa etária. Mas estes são raros momentos. Uma vez em que os objetivos apontam para outro tipo de atitude. De qualquer forma é natural que, de tempo em tempo, entre nas mídias sociais com a finalidade de conhecer pessoas.

O lance crucial desta jogada é o fato de que esta atitude assusta um pouco as mulheres mais reservadas, decididas e precavidas. A imagem que esta atitude passa é a de alguém que tem interesses exclusivos no sexo fácil e sem compromisso. É normal que isso ocorra em algumas ocasiões. Mas o certo é que os internautas que optam por ficar em casa em salas de bate papo nas noites do fim de semana também tem interesse em amizade e relacionamento sério. 

O fato é que cada uma das pessoas com quem converso nestes momentos tem um motivo específico para estarem na rede em um horário em que boa parte dos adultos saem para se divertir. É certo também que existem outras forma de diversão mais saudáveis que não incluem ficar acordado a noite inteira e consumir substâncias que alteram o humor como o álcool e semelhantes. 

Não quero aqui crucificar aqueles que estão na noite para se divertir, se chapar ou dançar até cair. Pois eventualmente participei de atividades como estas. Tampouco quero aqui defender os nerds que resumem sua interação à comunicação mediada. Mas sim o fato de que precisamos entender que cada um tem uma forma de se divertir. Um intenção ao interagir. E  um determinado foco, objetivo e interesse específico. É natural que tanto na noite da boemia quando nos sites de relacionamento busquemos e encontremos pessoas com afinidades e interesses comuns aos nossos. É importante lembrar que a festa e a interação podem acontecer em qualquer lugar. Até mesmo dentro de nossa imaginação.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário