terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O segredo do sábio viver


A cada dia reaprendo uma nova forma de viver a vida. Que o mundo se recria, se transforma, se reposiciona e põem tudo no devido lugar. Isto é certo e inevitável. Nossa essência, a partir de nossas experiências, se expande como o universo pelo espaço. E a cada momento temos a possibilidade de renovar votos e refazer escolhas. 

Durante a manhã desta terça aproveite para ler um pouco mais. Um leitura que tenho feito a conta gotas. Uma forma de conseguir espaço para refletir e desenvolver o tema estudado entre um capítulo e outro. À tarde trabalhei no desenvolvimento de uma rede social corporativa a um cliente. No início da noite arrisquei um treino rápido de academia. Cheguei em casa. Tomei um banho. E me detive a assistir um pouco de televisão. Por fim, vim ao desktop escrever este texto.

Tudo bem. Sei que o dia-a-dia de um anônimo (o que aqui vos escreve) não é tão interessante quando o cotidiano das celebridades famosas. Tampouco este blog tem o objetivo de ser um diário pessoal. Porém me permito arriscar versos de uma crônica, ou sussurros ao léu em um ensaio de aprendiz. Aliás. Somos eternos aprendizes. Mesmo quando temos a oportunidade de revelar algum conhecimento de nosso domínio. Apesar das contradições , me esforço neste sentido.

Você deve estar querendo me perguntar onde quero chegar. Começo um texto falando sobre um assunto. Desvio do foco. Retomo o assunto e concluo sem abrir muito o jogo. Críticos talvez vejam tudo isto como um erro técnico. Talvez isto seja a própria técnica.

Bom. Vamos tentar retomar o foco desviado. O que realmente quero falar ao descrever o dia que tive hoje é algo simples e direto. Mas irei me permitir viajar um pouco mais e abusar da sua paciência e curiosidade. Vamos do passado ao futuro. De onde vim e pra onde vou. O que faço aqui. E o que define 'quem sou'.

Apesar de ter tido uma infância a la carte. Ou digamos. Conforme manda o figurino. Tive uma adolescência conturbada. De experiências perigosas. Boemia exacerbada. Comunhão com os prazeres do mundo. Entre o céu e o inferno. Na luz dos próprios acertos. Mesmo ao passar pela escuridão de alguns enganos. E tudo mais. Embora ache desnecessário enumerar fatos e situações, posso dizer que sigo aprendendo com o tempo a utilizar o arbítrio de forma construtiva.

Apesar de ainda estar corrento a favor do desenvolvimento. Na busca da realização profissional. Da forma física ideal. De um relacionamento oficial. E tudo mais que possa acrescentar. Me mantenho no caminho do bem. Desde sempre. Mesmo tendo conhecido o outro lado. Uma vida distinta da que vivo hoje. De alguma forma posso dizer que  sinto como se tivesse me encontrado após um momento de incertezas. Hoje sei o verdadeiro segredo do sábio viver. Saber fazer escolhas.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário