segunda-feira, 11 de março de 2013

Convergência e conexão


A partir do desenvolvimento tecnológico das tecnologias de interação virtual e da convergência midiática, tornou-se comum vivermos em plena conexão. Enquanto andamos de coletivo, podemos acompanhar, da tela do Smartfone, nossos movimentos monitorados via gps. Porém em se tratando da evolução tecnológica, só podemos ter uma noção sobre aonde estamos indo, se tivermos uma noção de onde viemos.

A evolução tecnológica é visível. Podemos citar um exemplo prático. Das eletrolas ao vinil, seguidos do rádio, o tape, a fita K7, o VHS, o Mini disk, o CD, o DVD, o MP3, Blue ray e outras mídias mais. Estes são exemplos de tecnologias que foram sendo desenvolvidas no intuito de ir substituindo, com o tempo, as anteriores. Tudo isto mostra o sentido natural da evolução tecnológica. Neste exemplo, pelo menos no que se refere a áudio e vídeo, percebemos ser a Mobilidade, assim como a capacidade de armazenamento e a portabilidade, as principais características incorporadas no processo evolutivo.

O ícone de sucesso que o Ipod se tornou na década passada, um dia ocorreu com o rádio portátil e o walk man. Assim também ocorre com os computadores e com a telefonia. Convergindo juntamente com outras tecnologias em aparelhos cada vez menores e mais complexos. Integrando, o acesso à web, à gravação de vídeos, fotos, áudios, funções de agenda eletrônica e muito mais.

O certo é que partimos de grandes máquinas para máquinas cada vez mais compactas e completas. E tudo indica que tais dispositivos em breve serão integrados ao corpo biológico humano. Aquilo que temos hoje como extensões externas, serão, em um futuro próximo, próteses anexadas ao homem.

Contudo a tecnologia ainda depende do homem, que por sua vez depende cada vez mais da tecnologia. Há quem diga que em breve a tecnologia será capaz de se autoduplicar. Ocupando o lugar de sucessão do homem na escala evolutiva. Porém ainda há um caminho a ser percorrido para que possamos pensar bem a respeito do assunto. Hoje resta-nos buscar uma integração maior à convergência midiática tecnológica. Estejamos conectados.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário