sábado, 2 de março de 2013

O Homem Virtuoso


Quando atingimos a maturidade, desenvolvemos um processo constante de reformulação de princípios, valores e crenças. Muitas teorias são abandonadas enquanto outras são incorporadas e colocadas em prática. A vida é, sem dúvida nenhuma, um laboratório onde fazemos a experiência da criação e recriação constante do ser.

A medida que crescemos, solidificamos valores. Revitalizamos princípios que antes nos foram passados, e posteriormente, por nós, foram vivenciados e comprovados. Teorias e hipóteses comprovadas e postas em prática. Está tudo no tubo de ensaio. E a cada experiência aprendemos e descobrimos um pouco mais sobre nossa origem. O que possibilita entender o nosso estado atual. Prever e programar o destino de cada passo.

De algum modo, o fortalecimento do superego, ou 'super eu', se dá de forma sólida à medida  que dominamos os 'impulsos da carne'. Tudo isso ocorre ao mesmo tempo em que construímos e constituímos os valores morais e sociais. A única certeza neste sentido é que libertar-se de velhas crenças e vícios se faz necessário à legitimação do homem virtuoso.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário