segunda-feira, 6 de maio de 2013

A importância do lazer


Em meio à jornada, por vezes estressante e por vezes prazerosa, da rotina cotidiana de trabalhos, estudos e outros compromissos, é normal que busquemos atividades que sirvam como fonte de energia e inspiração para que toquemos o barco em frente e sigamos navegando rumo aos nossos objetivos. É aí que entra a importância dos momentos, de lazer de papel fundamental, neste contexto.

Cada um tem uma forma específica de curtir a vida. Enquanto uns olham novela, outros navegam nas redes sociais. Alguns gostam de ir a jogos de futebol torcer pelo time de coração, enquanto outros preferem ler romances e ficção. Há os que gostam de passear no shopping, ir ao cinema, fazer um happy hour nos pubs durante as noites dos fins de semana. Mas também há aqueles que preferem uma corrida ou caminhada matutina. Fazer uma faxina na casa como se tivesse limpando a alma. Namorar a tarde toda. Ou ficar jogando videogame.

O importante é que estes momentos impulsionem a motivação nas atividades profissionais. Por maior que seja a dedicação com o estudo e/ou trablaho, precisamos também investir naquilo que nos dá prazer.

Um exemplo disso é o que faço aqui diariamente escrevendo neste blog. Mesmo com tantos textos acadêmicos a escrever, são estes poucos parágrafos que escrevo, em vinte minutos, falando sobre qualquer coisa, e sem compromisso técnico ou teórico com conteúdo ou forma, que me dão uma certa felicidade ímpar e uma sensação de ter ganho o dia.

É claro que este momentos só tem sentido após uma jornada de produtividade. É como preencher lacunas e espaços de tempo durante o dia, ou encerrar com chave de ouro cada fim de expediente. Assim sendo, percebemos que o lazer é uma forma de terapia e construção motivacional que funciona com muitas pessoas. E você pode fazer o mesmo. 

J.P.D.

Um comentário:

  1. Haiva um tempo em que precisava sair noite nos fins de semana e beber todas pra ser feliz. Ficava louco se não tivesse cigarros em casa. Era dependente da novela das oito. E não podia perder um Jornal Nacional. Hoje, de seguir olhando a novela e o jornal quando posso, o que me motiva mesmo é escrever o texto do dia cotidianamente, publicar meus poemas mensalmente e ir na academia sempre que posso. E tudo isso independente do resultado que possa ter no futuro. São coisas que faço porque gosto e me fazem sentir o prazer de viver.

    ResponderExcluir