sábado, 11 de maio de 2013

Responsabilidade


No mundo, e na jornada, somos responsáveis por tudo o quanto realizamos e construímos. A imagem pública. Os feitos e as conquistas. Há quem diga que há uma lei maior que rege o universo. A física quântica chama esta forma de lei da atração. Porém existem outros nomes, e considerações a respeito, que definem tais influências.

O certo é que somos sim, influenciados por algo maior. Que está no mundo, no universo e na gente mesmo. Contudo, os céticos, agnósticos e ateus, relacionam as conquistas e a construção do mundo como a simples materialização da lei da ação e reação. Neste sentido, são bem sucedidos aqueles que trabalham duro na no alcance de suas metas.

Apesar de não negar esta visão. Mas sim de fortalecer a crença de que é preciso correr atrás dos sonhos na busca da materialização dos objetivos, há aqueles que testemunham, a partir de uma sensibilidade a cerca do que transcende a matéria, que consideram as forças ocultas como influentes na facilitação da construção do sucesso. E de outro modo, responsável por barreiras extras a serem transpostas no caminho.

O certo é que há um sentido em ambas as considerações. Por a mão na massa continua sendo o caminho mais seguro na mensuração de resultados. Contudo precisamos considerar que um homem movido pela fé, pela motivação dimensionada, pelo testemunho do sobrenatural, pelo apoio do poder superior, move-se com maior facilidade e êxito em suas empreitadas. sejam elas no plano terreno ou no plano celeste.

O fato é que sofremos a influência do cosmos. As energias estão presentes em tudo, seja elas como cada um interpreta. Magia, alquimia, fé, forças ocultas, poder divino, seres celestes, mitos terrenos, ou, simplesmente, a articulação verbal entre pessoas e organizações. É certo que somos influenciados por tudo isto e mais um pouco. Apesar de saber que a atitude continua sendo o grande diferencial em casa realização.

No mundo atual, quando se fala em desenvolvimento social, muito se fala em inclusão total. Em somar forças. Em jogar juntos. Porém notamos que nem todos são, de fato, totalmente inclusivos. Uma boa parte da sociedade, mesmo incluindo alguns poucos, ou alguns tantos, sente dificuldade em promover a inclusão total.

É certeiro que promover o avanço social, junto daqueles que têm interesse em jogar ao nosso lado, incluindo-os de forma total e completa, nos traz um retorno e benefício melhor do que buscarmos promover tais avanços deixando alguém de fora. Ainda mais se este alguém for capaz de fazer a diferença. E, estando consciente, reivindicar o seu espaço. Tornando-se assim a pedra angular. De algum modo, o certo é que, mesmo dependendo do trabalho cotidiano e esforço constante, as forças ocultas estão presentes em cada consequência. Sejam estas em plano material, físico, psicológico ou espiritual. Façamos o certo, pois certamente seremos cobrados em cada escolha.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário