quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cinema e Realidade


O cinema surgiu no início do Séc XX como uma renovação da arte moderna. Primeiramente, mudo e preto e branco, tratava de retratar temas da realidade e encenar histórias da literatura. Assim como registrar e compartilhar os mais distintos momentos cotidianos daquele início de século. Hoje em dia, após inúmeras recriações, segue alimentando e alimentando-se da realidade.

Muito além de uma mera representação do real, o cinema parte de uma visão particular do cineasta, câmera e autor, a uma reconfiguração da realidade. A luz, o enquadramento e a performance dos autores delimitam a imagem a ser compartilhada nas telas. O cinema como produto vai além do contexto de mercadoria. O cinema é agente transformador na vida dos homens. 

A arte fílmica é criada a partir de imagens captadas por uma câmera. Seja ela oriunda de arquivos, ou provinda da representação artificial. As representações nascem de uma leitura do mundo como o vemos. E, de outro lado, tais representações proporcionam a reconstrução deste mundo. Assim como os filmes se alimentam dos fatos, os fatos são influenciados e se recriam a partir dos filmes. Neste contexto podemos dizer que o cinema é agente transformador dos indivíduos e da sociedade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário