sábado, 29 de junho de 2013

Sociedade Alternativa


Em meio aos protestos realizados no mês de junho surgiu a ideia de fazer um plebiscito para que alguns temas levantados pelos manifestantes sejam discutidos e votados pela população. Os plebiscitos são uma forma de exercício da democracia onde o cidadão comum, eleitor, vota ao responder questões objetivas escolhendo entre  opções. Mas um exemplo que pode ser utilizado com maior frequência no exercício da democracia.

Nos últimos anos alguns plebiscitos foram colocados em votação. Podemos lembrar como exemplo o plebiscito que fez o povo escolher entre o presidencialismo, o parlamentarismo e a monarquia. Mais recentemente tivemos um plebiscito para que o cidadão votasse 'sim' ou 'não' pelo desarmamento de civis. Estes são apenas alguns exemplos.

O certo é que o plebiscito surge como uma alternativa entre a democracia representativa e a democracia direta. A democracia direta se assemelha a um governo em que o povo toma posse das decisões públicas governamentais quando estas afetam os indivíduos e a sociedade. Precisamos aproveitar estas experiências de participação popular dos brasileiros nas decisões políticas para que uma nova forma de governo seja implementada. E assim possamos avançar no ciclo evolutivo e ensinar ao mundo uma nova forma de governar. Com maior participação e igualdade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário