segunda-feira, 10 de junho de 2013

Profissional


No decorrer da trajetória profissional é natural que desenvolvamos algumas qualidades. O exercício de tarefas específicas, aliado e ao relacionamento com os públicos, possibilita que tenhamos múltiplos avanços. Seguir as regras do trabalho é um meio consciente no desenvolvimento das competências profissionais. Trabalhar, assim como estudar ou praticar uma atividade física, é uma oportunidade de desenvolver a disciplina.

A disciplina, por sua vez, nos exige determinado comportamento. Pontualidade no cumprimento de prazos; Pró atividade e iniciativa; Assiduidade cotidiana; Espírito de equipe; Bom relacionamento interpessoal; Equilíbrio emocional; Interesse no desenvolvimento; Capacidade de absorver novos conhecimentos; Curiosidade pelo novo; Participação constante; Entre outras características essenciais.

No caso dos líderes, exige-se ainda a inclinação à liderança, a noção de gerenciamento de recursos, capitais e pessoas, assim como a capacidade de conduzir decisões e ações coletivas. O certo é que o exercício do trabalho nos permite aprender em cada situação. Cabe-nos incorporar e implementar tal aprendizagem nos exercícios cotidianos. Seja qual for o tipo de trabalho. De algum modo, a experiência e a maturidade profissional se ganha com a prática.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário