segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Retroalimentação


Vivemos uma época em que a coletividade ganhou proporções dimensionadas em relação ao mundo individual. Participamos das mais variadas redes de relacionamento. Sendo que agora contamos com as redes virtuais além da esfera real. As relações presenciais e virtualizadas coexistem em um universo de trocas e compartilhamentos. No qual vivemos um processo de retroalimentação entre os indivíduos e a sociedade.

No tempo das tribos e das comunidades virtuais, o processo colaborativo vai além da construção de uma inteligência coletiva. Na retroalimentação o indivíduo se alimenta da linguagem, cultura e conhecimento das redes sociais as quais participa. Sejam elas virtuais ou de relacionamento presencial. 

É certo que há uma distinção entre as interações face-a-face e as interações mediadas. As trocas presenciais são mais intensas em dimensões que transcendem a troca de conteúdo virtual. Além das imagens, sons e textos, temos o contato físico. Por sua vez, insubstituível e inigualável. A retroalimentação entre redes, grupos e interagentes é o fator chave na construção social das coletividades e individualidades. Deste modo o coletivo se abastece dos indivíduos enquanto o oposto ocorre simultaneamente.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário