quarta-feira, 2 de abril de 2014

Conteúdo Alternativo


Desde o surgimento da internet, os veículos de comunicação tradicionais vêm se movimentando no sentido da construção de conteúdos midiáticos em canais web. Os primeiros sites dos jornais impressos se resumiam, em grande parte, na digitalização das versões em papel (em pdf ou jpg). 

Com o passar dos anos, os sites relacionados aos meios impressos, assim como os canais virtuais relacionados às emissoras de rádio e televisão, se adaptaram a revolução digital e criaram portais e sites de melhor qualidade. Contudo, percebemos que os sites destes veículos tem o hábito de ‘circular’ o que é veiculado na mídia tradicional. Servindo como um suporte de apoio; Um complemento; Um canal de interação; Um backup ou extensão do conteúdo. 

Apesar de ser uma ação racional de comunicação integrada, voltada à conquista de público,  percebemos que boa parte dos internautas prefere a mídia digital justamente pelo fato de poder ter acesso a conteúdos alternativos, livres de formatação, padrão ou modelo restritivo. O fato é que o grande barato diferencial da internet é a possibilidade de pessoas comuns produzirem conteúdo. Livre de qualquer formatação padronizada ou limite. E é este conteúdo amador que vem ganhando a preferência dos internautas. Sobretudo nos blogs, vlogs e mídias sociais.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário