quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escravidão Voluntária Assalariada


Mais de um século após a abolição da escravatura, ainda vivemos em um mundo de exploração profissional. Não falo em trabalho forçado, mas, sim, de um novo formato de escravidão. Uma nova categoria de trabalhadores que se submete a situações desumanas em prol de um salário, por vezes, abaixo do mínimo. Podemos destacar os subempregos, ou trabalhos de meio turno, dentro do nicho de sistemas de trabalhos humilhantes. 

O fato é que a grande maioria dos trabalhadores que se submete a estes tipos de trabalho, aceita a oportunidade pelo simples fato de ser a única coisa que sabem ou encontram espaço pra fazer. Apesar de toda forma de trabalho ser digna, desde que enquadrada na lei, é comum encontrarmos trabalhadores frequentemente humilhados em seus postos.

Em nome da hierarquia e do salário recebido, muitos trabalhadores se sentem obrigados a baixar a cabeça ao chefe sempre que cometem algum erro no trabalho. O abuso do poder é comum em pequenas e grandes empresas. Os xingamentos e as chamadas de atenção com tom agressivo, se tornaram pratica cotidiana. Assim sendo, em tais condições, notamos a inexistência de distância entre a escravidão de outros tempos e o subemprego de nossa época. Apesar da necessidade de oportunidade por parte dos trabalhadores, cabe a denúncia sempre que o abuso ocorrer.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário