segunda-feira, 28 de abril de 2014

Filosofia Existencial Mística


QUANDO COEXISTE O UNIVERSO E O HOMEM !

O ideal de família; O ideal de sucesso; O ideal de conhecimento; O ideal de evolução; Baseia-se na percepção individual dos seres. Cada um determina o próprio norte. Contudo, em verdade vos digo, que o 'Lá' verdadeiro, de onde viemos e pra onde vamos, transcende estas e outras coisas. É a comunhão do universo exterior com o Deus interior. E mesmo quando nos sentimos a sós e vazios, tudo continua lá. Em nós mesmos.

O SER, O TER E O AMOR !

A economia submete os homens. Há 'uma evidente degradação do ser em ter'. Neste contexto, em algum momento, o homem corrompido pede a Deus que lhe retire tudo o que conquistou, na tentativa de resgatar o amor. Contudo, após a consumação deste ato, arrepende-se mais uma vez. Descobrindo que poderia ter ajudado aqueles que ama através de atos de caridade. E que isto sim é amor.
 

NA IMANÊNCIA TRANSCENDENTE

O amor se encontra dentro de cada um. Toda forma de pensar e sentir. Precisamos encontrar primeiramente dentro de nós mesmos, entendendo as pessoas como semelhantes. Os processos de transcendência e imanência ocorrem simultaneamente nos seres complexos. Ora exteriorizamos nossas referências, ora interiorizamos o universo. Seja no diálogo ou no silêncio.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário