sexta-feira, 4 de abril de 2014

Verdadeiro & Falso


No mundo atual, viemos a coexistência do verdadeiro e do falso. Muito daquilo que acreditamos é utopia; Fruto do imaginário; Pura ficção. De toda forma, experimentamos o dualismo da recriação que torna o falso, verdadeiro, através de um processo de legitimação; Do mesmo modo, vivemos o processo que torna o verdadeiro, falso; A partir de um processo de desconstrução. Os dois fenômenos comungam na recriação do ser e da realidade social.

O que quero dizer é que, em muitos casos, vive-se de aparência. O marketing pessoal, e social, traveste, o homem e a realidade, com a armadura e embalagem publicitária. 'A propaganda é alma do negócio' (Há quem diga). E, em alguns casos, somos bons atores. O fato é que, há uma distância a ser percorrida, entre a representação e a incorporação de sentimentos, pensamentos, ideologias, postura e atitude.

Um boato pode se tornar fato, a medida que se acredita nele. Como uma piada no primeiro de abril. Alguém compartilha, nas mídias sociais, que haveria um protesto; A reunião se daria na praça central ao fim da tarde. E, apesar de se tratar de um trote, o protesto realmente acontece.

Mentiras são contadas até que muitos acreditem em sua veracidade; Influenciando opinião e comportamento; Até que se torne fato. Autores negam suas obras anteriores, afirmando que foram produzidas no tempo em que pensavam diferente. Personagens se confundem com aqueles que os representam ou incorporam. Aliás; Há uma grande distância entre a representação e a incorporação.

A legitimação, do falso em verdadeiro, é tão comum quanto a desconstrução do verdadeiro em falso. Por séculos se acreditou que o sol era o centro do universo. Teoria, esta, sustentada pela ciência. Justamente a ciência, com todo o crédito e histórico de veracidade. Enfim; O que vale, do conhecimento que temos hoje? O que é falso? E o que é verdadeiro?


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário