quinta-feira, 21 de maio de 2015

Construindo .'. Algo Novo .'.


SER ÚTIL .'.

O bom líder avalia, meticulosamente, quem, e como, pode ser útil.

COMBATER COM VIRTUDE .'.

O sagrado combate ocorre dentro de cada um. Do mesmo modo, nas relações interpessoais. A batalha santa, em que o bem há de vencer o mal, começa em nós mesmos, no dia-a-dia; Sempre que colocamos as virtudes (dons divinos) à frente (resgatando) dos vícios (natureza pecaminosa).

SER PRUDENTE .'.

O prudente avalia com cautela cada situação. Evita basear-se no senso comum. Busca informações concretas antes de tomar decisões.

CONSTRUINDO ALGO NOVO .'.

Há graduações em que os conhecimentos em física, química e biologia, por exemplo, pouco influenciam no exercício da profissão. Porém, precisamos destas disciplinas para ingressar na faculdade. Assim como, nos são úteis, no cotidiano, em geral.

O que quero dizer é que muito do que fazemos, nada tem a ver com o que, realmente, estamos construindo. Porém, são ferramentas que facilitam a consolidação de algo maior e sem precedentes.

É como se recém estivéssemos aprendendo a fazer tijolos para construir cidades inteiras. Cidades diferentes das que habitamos hoje. Construídas, além das pedras, com elementos vitais ao desenvolvimento social. Elementos metafísicos. Que nada tem a ver com tijolos.

SABEMOS EM QUE NAVE ESTAMOS .'.

O formato audiovisual é a evolução das antigas pinturas rupestres, do papiro e dos livros impressos. Alguns modelos políticos, assim como modos de produção, filosofias e religiões, nasceram da experiência pessoal singular de alguém que ousou pensar diferente. Nos oferecendo, como legado, o respectivo registro, de caminhos alternativos, em formas impressas. Obras que foram sendo traduzidas, e tendo suas respectivas vírgulas colocadas, no decorrer dos séculos.

Se hoje estivesse, como instrumento do poder superior, a escrever os Salmos e Provérbios, talvez o fizesse em formato multimídia. Para isso, seria usual ter os próprios meios para comunicar.

Mesmo assim, no tempo dos hackers, o meio mais seguro, para guardar revelações e produções singulares, é o velho caderno de papel.

APRENDENDO A APRENDER .'.

Quando penso que ainda preciso aprender muito sobre empreendedorismo, pesquisa acadêmica e produção multimídia, para me tornar o autor das obras que me são reveladas em pensamento, lembro que, na Grécia antiga, apenas 13% dos gregos eram letrados. Sendo que o principal filósofo, daqueles tempos, pertencia à fatia maior da sociedade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário