domingo, 3 de maio de 2015

Universos .'.


Há uma teoria da física que supõem a existência de universos paralelos. O que os cientistas chamam de a 'Teoria das cordas'; Aborda os dualismos coexistentes. Apesar de explicitar, teoricamente, a proposição da coexistência de realidades opostas, é passível de múltiplas interpretações. O dualismo dos universos paralelos, se assemelha ao Taoismo; Onde 'tudo o que é' se assemelha ao 'nada ser'. O velho ditado, de que 'menos' é 'mais', é colocado em xeque. 

Apesar das contradições dos significados, precisamos entender o que isto quer dizer. Pela 'Teoria das cordas', por exemplo, ao mesmo tempo em que a história relata que o Império ganhou a 'Revolução Farroupilha', há um universo paralelo em que os 'Farrapos' sagraram-se vencedores daquele episódio. Tal preposição, dependendo da ênfase, se torna cômica e pejorativa. É como dizer que um funcionário é contratado (pela mesma empresa e no mesmo cargo) em sua demissão. Porém, tem certo significado, ao tom das 'linhas tortas'; No que chamaríamos de 'vencer na derrota'. Ou dizer que 'o fim é o começo'. Contudo, sabemos que o caminho natural às conquistas é o de 'vencer vencendo'. 

Os universos paralelos, ou mundo dos opostos, pressupõe que, onde estão os 'maiores erros', estão, também, os 'maiores acertos'. Neste contexto; Entrar, seria sair; Descer, seria subir; Incluir, seria excluir; Etc. Algo assemelha-se a ideia de que, para encher um recipiente, com algo novo, primeiro, é preciso esvaziá-lo por completo. Entretanto, sabemos que a ideia da coexistência, de um céu e de um inferno, no plano terreno, contradiz a certeza de que 'branco é branco', 'azul é azul' e 'vermelho é vermelho'. Porém, permite acreditarmos que o 'tudo' e o 'nada' ocupam, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário