segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mensageiro .'. Cosmo Ativo .'.


Toda vez que escrevo um texto, procedo a um ritual que considero integrante à pluralidade, que compõe a singularidade, no âmago do ser, em recriação constante. O desenvolvimento pessoal se torna um desafio em tempo real. Detenho-me, nas produções pessoais, a trabalhar os assuntos que dizem respeito às batalhas cotidianas.

Como jornalista, deveria ser imparcial, em vez de defender um caminho específico. Tampouco, poderia me dar ao luxo de pautar a mídia. Ou transformar, a própria história, em notícia. No mundo da informação, é a notícia que a pauta a mídia. Enquanto o comunicador é apenas um mensageiro.

Mas como estamos falando de um canal alternativo, no ciberespaço; De autoria de um mestre, com passagem pela literatura artística e pela pesquisa acadêmica, me dou o direito de, exclusivamente nestas linhas, levantar hipóteses e defender teses. Porém, livre das amarrações metodológicas, fundamentadas em bibliografias de terceiros; Ouso pensar com o próprio entendimento.

É óbvio que, ao escrever um artigo acadêmico, me detenho, dentro das habilidades que disponho, a trabalhar os métodos, autores e teorias pré-existentes. Do mesmo modo, ao escrever uma notícia jornalística, buscar a imparcialidade ao tentar responder as perguntas básicas do lead (O que? Quem? Onde? Quando? Como? Por que?).

Se me fosse requisitado, por exemplo, a um jornal específico, defender os benefícios da bebida derivada do vinho, baseado em estudos médicos; Certamente o faria com tranquilidade.  Contudo, neste espaço, e sobre tal temática, por questões pessoais, prioritariamente, defendo a água.  

É evidente que, pela visão de um SEO, seria mais vantajoso, nas métricas do marketing, pautar-se pelas hashtags mais acessadas nas mídias sociais. Ou, como uma extensão da agenda setting, pelos eventos do momento.

Há uma diferença entre os modelos de comunicar. Podemos, sim, brincar com o hibrido. Misturando poesia, informação, crônica, opinião e imparcialidade. Contudo, nos canais pessoais, me coloco como um instrumento de forças maiores. Ora, me pauto pelo céu; Ora, pela terra. Como um receptáculo do cosmos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário