quinta-feira, 28 de maio de 2015

República .'.


Proclamo reformas urgentes se ainda quisermos materializar, em obras concretas, a grandeza desta nação. No mundo da competição, por vezes, desleal; Em que impera a lei do mais forte; A sobrevivência, pela seleção natural, impõe a adaptação ao ambiente evolutivo. Para que isso ocorra, no bom sentido, se faz necessário investir, de forma racional, no que chamamos de base sólida. Neste contexto, enumero tópicos relevantes, capazes de emergir, de um território de transcendência potencial, um império digno dos mártires, santos e orixás.

Com os recursos naturais, infraestrutura de base, mão-de-obra abundante e mercado sedento pelo consumo, será inteligente racionalizar, estrategicamente, o modo de empreender, educar, governar e investir. Ciência e tecnologia precisam ser prioridades. Pois são os sustentáculos da medicina, da construção civil, da agricultura, da pecuária, da produção de máquinas, da indústria química, dos bens duráveis e de consumo. O saber, proporcionado pelo ato de educar o povo, protege o cidadão, orientando-os à boa conduta.

Os estados, com autonomia de leis independentes, vinculadas a uma legislação federal. Uma constituição, constantemente, revisada, com agilidade. O diálogo público encaminhando a república à democracia direta, participativa e digital. Viabilizando projetos de aproveitamento da matéria, prima que aqui dispomos, na direção da substituição de produtos importados, por inovação nacional competitiva. Gerando empregos e lucratividade às empresas nacionais.

Gerenciamento racional do manancial hídrico; Das reservas petrolíferas; Da biodiversidade; Da preservação da identidade do povo. Tecnocraticamente, automatizando tarefas. Com transparência política; Visibilidade contábil. Integrando comunidades locais, e sociedade em geral, em soluções pontuais aos desafios comuns. Ao promover a inclusão cultural, educacional e profissional, através de iniciativas vinculadas ao ensino profissionalizante integrado. Valorizando o esporte, a cultura e a identidade do povo.

Renovando a escola; Renovando a política; Renovando o mercado industrial. Desencilhando-se de amarras seculares. Estabelecendo laços de interação cooperativa. Com respeito mútuo; Religioso, ideológico e politico. Trabalhando em equipe. A favor da ordem e do progresso.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário