quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O igual e o diferente entre o outro e o mesmo


"No princípio Deus criou o céu e a Terra...." Esta história você já conhece. Vamos ir mais além, sem acrescentar nada à 'palavra', mas compartilhando nosso entendimento pessoal.

Segundo os dados... Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. De um pedaço, fez a mulher. Instruiu que não comecem do fruto da árvore do conhecimento. A mulher foi lá... provou e 'deu pro homem'. Uma parábola um tanto interessante. Mas vamos ao que interessa. 

Desde o início os homens têm o desejo de se tornar 'iguais a Deus'. Isto fez com que o primeiro homem conhecesse o pecado. Com os passar dos tempos os homens, não mais satisfeitos em desejar ser 'iguais a Deus', começaram a buscar uma forma de pensar diferente uns dos outros. Por vezes, a qualquer custo. A confusão tomou conta da Torre de Babel. Mais uma vez os homens desejavam subir ao céu e ficar da mesma altura de Deus. Mas quando perceberam, cada falava uma língua diferente.

Nestas e outras vezes Deus tomou-se pela ira. Assim como no dilúvio quando mandou a tempestade varrer a terra. Contudo sempre mostrou-se consciente. Arrependendo-se. Voltando atrás e demonstrando piedade. Dando aos homens uma nova chance.

O fato é que até hoje muitos buscam agir da mesma forma que imaginam que Deus agiria se estivesse em seus lugares. Buscando a comunhão entre a própria atitude e a proposta divina. De outro lado, há os que tentam pensar e agir diferentemente uns dos outros. Muitos sociólogos insistem em dizer que cada vez produzimos mais do mesmo. De outro lado, cada vez mais temos pessoas buscando o diferente a qualquer custo, como se fosse o único meio de criar o novo. 

Podemos dizer que pensar diferente pode ser bom ou mau. Dependendo do parâmetro de comparação. E que criar 'mais do mesmo' também. Isso depende se tentamos imitar e seguir o que é bom e certo. 

O certo é que a disputa entre estas duas corrente de pensamento seguirá. Os que buscam se aproximar do pensar e sentir 'igual a Deus' e os que tentam 'pensar diferente' do padrão, do usual e do comum. Entre escolher qual destas seria a melhor alternativa, podemos dizer que é mais sábio encontrar o equilíbrio estre estas e outras possibilidades. O igual e o diferente, assim como o outro e o mesmo, convivem em cada indivíduo.

J.P.D. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário