quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Problemas são oportunidades


No dia-a-dia passamos por situações em que o stress se torna grande inimigo dos momentos de tranquilidade. É natural que fiquemos irritados em alguns momentos. Contratempos naturais da caminhada colocam em cheque o equilíbrio emocional. É nestes momentos que precisamos olhar pra dentro de si mesmos, reconhecer o problema e solucioná-lo.

Há duas expressões atuais muito utilizadas hoje em dia. 'Sem problemas' e 'Sem stress'. Para explicar estas duas expressões poderia fazer uso de outra expressão muito utilizada. 'Sem palavras'. Contudo acredito que as palavras têm força e são criadoras de uma nova realidade quando seguidas pela atitude. E que os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, e o stress gerado por alguns deles, são oportunidades de crescimento, amadurecimento e superação.

Às vezes não gostamos de algo que nos dizem ou que falam a nosso repeito. Nem sempre gostamos do tratamento que recebemos das outras pessoas. Do parecer dado pelos nossos clientes sobre nosso trabalho. Da observação escrita pelo professor sobre uma questão respondida de forma inusitada em um teste. Nestas e outras situações precisamos aprender a conviver com o stress e reconhecer as possíveis falhas. E mais, precisamos utilizar tais situações como oportunidade de conhecer nossas limitações e superá-las. Nos tornando assim, pessoas melhores.

Há alguns anos atrás conversei com uma amiga sobre religião. Um assunto que me chamava muita a atenção. Ela me disse que sofria de obsessão espiritual. Segundo ela, espíritos buscavam a companhia dela para utilizá-la na luxúria, na gula, na ira e no consumo de substâncias químicas. Então ela organizou um 'despacho'. Fez uma oferenda de bebidas, cigarros e outras coisas. E orientou os espíritos que não voltassem mais.

Contudo o interesse desta amiga, no fundo, era que algo desse errado e que estes espíritos voltassem. Porém sem os cigarros e as bebidas. Mas somente com as coisas boas que foram colocadas junto. O que ela esqueceu é que inúmeras pessoas continuam sofrendo da gula, da luxúria e da ira. Ainda bebem, fumam e consomem outras substâncias. De fato tais espíritos nunca mais retornaram.

Conheci também outra moça que disse sofrer da mesma obsessão. Contudo sua postura foi outra. Orou pelos espíritos, dialogou com eles, instruiu cada um e trabalhou os desejos e impulsos de cada entidade. E tudo aquilo que um dia lhe prejudicava começou a lhe ajudar.

Qual a moral da história? É fácil virar as costas pra situação e dizer 'sem problemas'. Mas muito mais sábio é entender tais problemas, aprender e crescer com eles até solucioná-los por completo. Precisamos aprender em cada situação. Até mesmo o stress do dia-a-dia tem algo a nos ensinar. Superando tais momentos atingimos o equilíbrio emocional. E o domínio sobre o próprio ser. 

J.P.D.


Um comentário: