terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sempre em frente


A jornada cotidiana nos ensina a como agir e reagir em cada situação. Aprendemos com êxito dos acertos, e com as consequências duras dos erros. A cada passo que damos em direção aos objetivos, refletimos se realmente estamos indo na direção certa. E quando temos certeza disso, damos um passo. Mais um passo... e mais um passo. Assim sucessivamente. 

É natural que em alguns momentos aceleremos ou desaceleremos um pouco. O mais importante é que possamos seguir em frente. As vezes precisamos reduzir a velocidade pra pegar um ar, encher os pulmões e acelerar novamente. Desta forma conseguimos permanecer na caminhada por mais tempo.

Há correntes de sociólogos e psiquiatras que dizem que para as pessoas serem felizes precisam libertar-se dos anseios de alcançar as metas e os objetivos. Pois os homens felizes encontram satisfação na caminhada. De outro lado, o marketing e a administração dizem que para o sucesso precisamos ter um planejamento bem definido. Saber onde queremos chegar a curto, médio e longo prazo. E o que precisaremos fazer para chegar lá. Isto chama-se Visão e Missão.

De algum modo, em alguns casos, se torna imprevisível saber aonde podemos chegar. Ás vezes focar o ultimo degrau da escada, pode fazer você tropeçar logo no primeiro. A solução ideal é encontrar o equilíbrio entre estas duas situações. Ter uma meta, mas pegar leve e seguir o movimento.

Vou citar um exemplo prático desta prática. Estes tempos pesquisei na internet formatos de treinamento de corrida pra ex-fumantes. Encontrei um treino e depoimentos de pessoas que faziam o seguinte treinamento. Intercalavam tempos curtos de corrida com tempos curtos de caminhada.

O relato de um dos corredores dizia: 'Quando penso que tenho que correr e andar por vinte minutos geralmente me desmotivo'. 'Quando tento correr o máximo que posso, antes dos cinco minutos fico exausto e paro sem conseguir respirar'. Estes novos corredores relatam que quando fazem o treinamento de corrida sem pressão de chegar a um número fixo de quilômetros ou minutos vão mais longe do que quando determinam previamente a distância ou a duração da corrida.

Um dos corredores disse que intercalando dois a três minutos de corrida com três minutos de caminhada geralmente fica entre dez a trinta minutos na esteira. Isto varia de acordo com o dia. Mas quando define um tempo de duração antes de começar, ou força a resistência até o máximo rende bem menos e em alguns casos abandona o treino no caminho. 

Assim como é no treinamento de corrida com pessoas que fumam uma média de um a três maços de cigarro por dia, em um período superior a quinze anos, é também com as pessoas calejadas pela luta cotidiana. É assim quando buscam trabalho,  uma companheira descente, passar em um vestibular difícil, entrar em forma, vencer um vício, readquirir o crédito e a confiança dos outros após ter cometido erros na jornada. 

Cada caso é um caso. Isto é certo. E cada situação é uma situação diferente. O importante é seguir a caminhada. Sempre em frente. Mentalizar um norte sim. Mas focar no caminho. Um passo de cada vez. Muitos participam de maratonas, alguns correm 10 Km e recebem isto como uma conquista. Outros completam os 42 Km e são recebidos como vitoriosos. Mas poucos seguem além da linha de chegada. 

Tão importante do que saber onde você quer chegar é entrar em movimento em direção à algum lugar. Pergunte-se o quanto é importante ir e siga. O que preciso fazer pra conseguir e tente. E se haverá como prosseguir e continue. Então vá. Caminhe, corra, caminhe... Com a certeza de que a cada passo dado estará um posição a frente da posição anterior. E siga, passo a passo, sempre em frente. 

J.P.D.

Um comentário:

  1. Não se preocupe com a performance das outras pessoas. Evite comparações... Dê o seu melhor e supere os próprios limites.

    ResponderExcluir