quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quebrar regras e desafiar padrões


Os profissionais de marketing e administração ensinam hoje em dia que um bom plano de negócios precisa ser focado em um único produto ou serviço. Pedem que os empreendedores especializem-se em um único item, pois fazer tudo ao mesmo tempo poderia dificultar o atingimento dos melhores resultados. Contudo uma nova avaliação do mercado contradiz um pouco esta regra.

Sabemos que toda regra tem exceção. E em alguns casos precisamos quebrar regras. Criar um estilo próprio. Mesmo que em primeiro plano isto possa parecer algo fora do padrão. Precisamos desafiar o que conhecemos como o padrão. 

Mesmo assim necessitamos de um controle de qualidade. Quanto melhor for nosso produto ou serviço, mais podemos cobrar por ele. Mas existem outras variáveis que precisamos levar em consideração. Se entregamos mais por menos. Se realizamos mais em menor espaço de tempo. Estes também são diferencias que podem se constituir em uma comunhão entre qualidade, quantidade e custo-benefício.

Em alguns casos, mais é melhor. E se for mais por menos, em menor espaço de tempo, melhor ainda. Há casos em que performances de qualidade são o reflexo de resultados quantitativos, ou vice versa. Contudo a qualidade de produtos e serviços pode ser definida de formas distintas. Muitas vezes um produto simplificado, pode atender uma demanda  complexa com resultados satisfatórios, convertendo aquilo que poderia nos parecer comum em algo completo que atende em cem por cento a necessidade do mercado escolhido.

O importante é que possamos realizar nosso trabalho da melhor maneira possível. Seja na qualidade do produto final, no custo e na produtividade aceitável, dentro de um determinado espaço de tempo. Ou simplesmente um pouco de tudo ao mesmo tempo. A melhor qualidade possível, dentro de um preço justo, com a maior produtividade que o cliente possa contratar dentro daquilo que está disposto a investir. O principal é que o diferencial seja bem definido. 

De alguma forma precisamos saber que sempre haverá mercado pra todo grau e nível de qualidade existente. Você pode ir a Dubai e se hospedar em um hotel quatro estrelas ou em um hotel sete estrelas se preferir. Pode fazer uma viagem de trem entre a Escócia e a Inglaterra e optar pelo vagão econômico ou pelo executivo.  Pode dirigir um sedan nacional ou uma Ferrari F50. Pode comprar produtos eletrônicos chineses ou japoneses.

A qualidade varia muito. O principal é que o marketing pode ser orientado pelo produto, preço, praça, promoção, padrão ou performance. Ou pela melhor combinação entre estas variáveis. Há mercado pra todos. É questão de definir a importância de cada variável. E encontrar a combinação ideal entre qualidade, produtividade e custo. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário