domingo, 23 de setembro de 2012

Por que estudar a Mídia ?



Você já tomou um tempo pra pensar: 'Por que estudar a mídia?'. Bom, faço isso diariamente e a cada dia chego a novas conclusões.  'Por que estudar a mídia? Também é o título da obra de Roger Silverstone, que coloca o estudo da mídia como fundamental para entendermos a vida cotidiana. 

Siverstone coloca que 'a mídia agora é parte da textura geral da experiência'. Estamos na mídia, respiramos a mídia e vivemos a mídia. Toda vez que ligamos o rádio, vamos ao cinema, assistimos um telejornal,  lemos um livro e navegamos nas redes sociais.

A mídia faz parte do nosso do cotidiano. É ela que nos avisa sobre a previsão do tempo, nos atualiza sobre os fatos do dia e nos coloca a par das notícias do mundo. A mídia ajuda a construir a sociedade do séc XXI. Influencia governos, ações em massa, movimentos pela guerra e pela paz.

A mídia é estudada, tanto como meio mediador da comunicação, como linguagem, como produtora de significados, como ambiente de interação e construção do conhecimento coletivo. A mídia provoca o encantamento, propaga a evolução tecnológica e transforma o ambiente. 

A mídia também é uma cultura comercializada. Transformando a arte e a informação em mercadoria. Torna indivíduos, sociedades e ideologias onipresentes. Elimina distâncias e reduz diferenças. A mídia provoca o exercício da democracia. Lança personalidades e dá vida às celebridades.

Na mídia a cultura torna-se popular e as histórias chegam ao conhecimento do público. É um espaço de significados compartilhados. É entretenimento mas também pode ser utilizada a serviço do trabalho e da educação. Ajuda a construir identidades; Tanto individuais como coletivas.

Enfim, a mídia é um palco onde os artistas se apresentam, é uma praça pública onde as pessoas dialogam, é um palanque onde os líderes discursam, é um campo de batalha onde disputas são travadas e muito mais. É um objeto de estudo que merece a nossa atenção por todos estes e muitos outros motivos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário