domingo, 23 de fevereiro de 2014

Encontros reais - A partir de interações virtuais


Os sites de relacionamentos são cada vez mais acessados na web. Milhares de pessoas utilizam as mídias sociais pra fazer novas amizades, iniciar relacionamentos ou, até mesmo, ter um encontro casual. Os traços de uma recriação do romantismo pós-moderno nos revelam relações, cada vez mais, superficializadas. A inexistência de uma continuidade dos encontros com uma mesma pessoa, nos mostra um universo onde homens e mulheres são expostos na rede como meras mercadorias. 

A solidão, no mundo da comercialização de pares, surge como uma consequência das comparações feitas entre indivíduos. A crescente exigência e a busca pela perfeição faz com que determinados atributos tendam a falar mais alto do que o relacionamento baseado no mutualismo racional e a paixão propriamente dita. O corpo atraente, a posição social e o desempenho sexual, são alguns dentre os pontos considerados na escolha de um par ao início de um relacionamento. Tal visão, em alguns casos, induz a ideia de que a perfeição é algo que transcende os humanos. Ignorar este ponto, e insistir na busca pela perfeição, tem causado dores de cabeça naqueles que colecionam encontros casuais e percebem o crescimento deste comportamento como um vício incessante.

Outros fatores, que apesar de serem determinantes na felicidade de um casal, costumam ser colocados em segundo plano. A sintonia espiritual, o respeito, a educação e o companheirismo. O certo é que é cada vez mais comum, no mundo atual, encontrarmos pessoas (pessoalmente) a partir de uma interação virtual. O que determina a cumplicidade entre o casal e o possível sucesso do relacionamento, parte da pressuposto básico de que é necessário nos aceitarmos como somos. Nos amarmos como somos. Com todas as virtudes e limitações. Só assim, os relacionamentos tendem a ser duradouros e frutíferos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário