quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Plurais em Unidade


Costumo dizer, com  frequência, que a magia rege o mundo. Da mesma forma que a ciência o observa, na tentativa de compreendê-lo e explicá-lo. O fato é que o concreto se complementa com o abstrato. Os ritos e os mitos do imaginário, por exemplo, compõem, de certa forma, a história real dos povos. As religiões, assim como as seitas espiritualistas e esotéricas, são como uma marca de nações e tempos. Neste contexto, a subjetividade humana também é composta pela mística e pela matemática. Do mesmo modo, a física e a química, estão diretamente ligadas à linguagem e à comunicação. Pois comunicar é um fenômeno físico-químico, e até mesmo, místico.

Na tentativa de explicar melhor, esta aparente confusão, é necessário lembrar que foi o homem quem subdividiu o saber. O conhecimento propriamente dito, em sua origem, é algo uno. Os sábios da antiguidade dominavam questões da filosofia, da sociologia, da cura, do cultivo da terra, da engenharia, da lida com os animais, da linguagem e das relações com os deuses. O mestre ancestral, em sua origem, não fazia divisões entre ciência e espiritualidade (esoterismo, religiosidade ou misticismo). 

Hoje vivemos um momento em que se torna essencial o resgate do uno, do átomo, do indivisível, em um sujeito que, embora singular, é também múltiplo, plural, composto e complexo. Neste indivíduo emergente, o homem comunga com o mundo e, desta fusão, se reconfigura. Não mais em um ente isolado, mas um conjunto de entidades comungadas em uma unidade. Deste modo, em vez de nos entendermos como seres humanos em uma experiência cosmo-terrena, precisamos nos entendermos como seres cósmicos em uma experiência humana. Ou seja, 'somos seres espirituais' e 'estamos humanos'. Nascemos em um corpo pra evoluir no intelecto e transcender na consciência. Precisamos compreender isto, para que possamos fortalecer nossas relações com o cosmos, com a natureza e com os seres da nossa espécie. Neste contexto, se torna crucial comungar novamente o conhecimento e o saber, que um dia foi dividido e multiplicado pelo homem. Ciência e Religião; Astronomia e Biologia; Matemática e Mística; Numerologia e Filosofia; Sociologia e Astronomia; Química e Comunicação; Física e Linguagem.

J.P.D.

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário