terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tudo é Relativo


A Teoria da Relatividade, formulada por Einstein, aliada aos estudos de Newton, propõe exatamente o que propunha Lavoisier. 'Nada se cria, nada se perde e tudo se transforma'. Na versão mais aprofundada de Einstein, indo além de Newton, fundamentado na comprovação matemática e física de seus experimentos e estudos, as energias, mecânica, elétrica e térmica, se convertem umas nas outras. A mesma relação pode ser obtida entre massa, matéria, energia e radiação. Confirma ainda, o tempo como quarta dimensão. O fato é que a relatividade vai muito além do que Einstein havia percebido.

Na comunicação, por exemplo, temos um processo parecido de retroalimentação de pautas. Em um primeiro momento, a notícia pauta os canais de comunicação (Agenda Setting). Em um segundo momento, os canais se alimentam uns dos outros. Ou seja, o que está na web, ganha a televisão, o rádio, os impressos e vice-versa. A relatividade na comunicação, abrange também a  produção multimídia. Fotos podem se transformar em vídeos; Assim como textos, em música; Romances, em telenovelas; Filmes, em games; Games, em moda; E muitos outros formatos. Isto é o que alguns chamam de convergência. O que na verdade se trata apenas de relatividade.

No mesmo sentido, podemos abordar a metafísica; A relação entre a matemática e a mística; O sagrado e o profano; O imaginário e o real; Corpo e alma; Céu e inferno; etc. Não trata-se aqui de dizer que 'tudo é uma coisa só', mas sim de entender que um ente (ser, objeto, utensílio,  característica, propriedade) pode ser convertido em outro. (O novo é uma recriação do velho). A relatividade, aos olhos da física quântica, nos propõe que pensamentos e sentimentos podem ser materializados em atos, fatos e artefatos concretos. Entender a relatividade é como descobrir o segredo mágico e alquímico de transformar sonhos em realidade. Assim como, metas em conquistas. São infinitos ângulos pelos quais podemos olhar a este comum objeto. Cada referencial é um novo ponto de partida.  E certamente chegaremos à mesma conclusão. De fato; Tudo é relativo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário