terça-feira, 9 de abril de 2013

Além do Fórum


Hoje se encerraram as atividades do 26º Fórum da Liberdade realizado na PUCRS em Porto Alegre. O evento, que contou com a presença de personalidades importantes da política e do empreendedorismo, sediou discussões sobre temas do interesse social. A intenção de construção foge do modelo de um texto descritivo sobre o que foi tratado no evento, mas sim sobre o que recolhi de importante nas entre linhas.

No primeiro dia, nomes importantes, como Gerdau, Sirotsky e Marinho, colocaram, dentre tantas coisas, a importância dos investimentos em empreendimentos no Brasil. O planejamento a curto, médio e longo prazo como determinante na mensuração de resultados. O recolhimento de impostos e a geração de empregos, no crescimento econômico da sociedade. E a inovação, a criação e a reinvenção dos modelos de negócio para que um empreendimento alcance objetivos. Sobretudo, conforme colocado, é preciso saber o que se quer, onde chegar e o que fazer para atingir tais metas.

No segundo dia, apesar de ter assistido apenas alguns painéis, notei a crescente preocupação com segurança pública nas grandes cidades, com a educação como ponte ao desenvolvimento, com uma reformulação no sistema carcerário de recuperação de delinquentes e no combate às drogas. Novamente foram colocadas exemplos de empreendimentos bem sucedidos, a luta pela liberdade de imprensa e pelo acesso a informação. Resumindo, um evento que vem tocar na cicatrização das feridas expostas da sociedade. Tópicos estes que merecem toda a nossa atenção. E que precisam continuar sendo debatidos no dia-a-dia. A ideia principal é que sigamos pensando e discutindo pacificamente a cerca destes e outros temas. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário