segunda-feira, 29 de abril de 2013

Produzindo Conteúdo


Em minha jornada acadêmica e profissional tive uma passagem rápida pela assessoria de imprensa, suporte ao marketing político, reportagem e redação de portal de notícias, produção e apresentação de programa de rádio, criação e gerenciamento de blog-sites, artes gráficas, diagramação de impressos, edição de vídeos, planejamento em comunicação e consultoria em mídias sociais. Porém sinto estar recém iniciando um processo novo de aprendizagem e produção.

Neste contexto, identifico também o que vem acontecendo no mundo, e, sobretudo, na internet, neste sentido. A não obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Juntamente com o crescimento do número de internautas produzindo conteúdo. Seja esta produção amadora ou profissional. 

Percebemos a importância da colaboração e o aumento do número de redes colaborativas. Blogueiros, vlogueiros, fotógrafos, artistas gráficos, designers, músicos, poetas, além de outros autores e artistas. As iniciativas feitas no sentido da produção coletiva. Lançando coletâneas virtuais e impressas. Como jornais de bairro, álbuns virtuais, canais de vídeos e portais de notícias. 

Em meio a toda esta transformação, no que conhecíamos antes como produção de conteúdo, notamos a necessidade de diálogo entre estes produtores de conteúdo. Assim como a iniciativa empreendedora destes produtores. Foi assim que surgiu, e é assim que vêm surgindo grandes empresas da comunicação, como o Grupo RBS e a Rede Globo, por exemplo.

A necessidade clara é que os prossumers (consumidores e produtores de conteúdo) trabalhem juntos. Possibilitando o intercâmbio de experiências. Criando grupos de estudos a fim de melhor entendimento sobre as tecnologias de produção. Além de centros de treinamentos a fim de facilitar a aquisição do conhecimento. Somando forças no planejamento, produção, divulgação e marketing. Possibilitando o acesso às tecnologias, à técnica e aos recursos humanos. E enfim, gerando valor cultural, empregos e renda. Eis o que esperamos dos comunicadores do futuro. E lembre: O futuro já começou; E de algum modo estamos lá !

J.P.D.

Um comentário:

  1. O principal problema que enfrentamos é o fato de que os brasileiros têm dificuldade em ver os colegas de profissão como parceiros em potencial, e maiores facilidades em vê-los como concorrentes.

    O certo é que precisamos uns dos outros. E que, se somarmos forças, nossos empreendimentos haverão de dar certo.

    Muitos têm o capital pra investir, outros detêm o conhecimento e ainda há aqueles que são dotados de alma singular-plural que dá um sopro de vida espiritual às ideias. Somando estes três elementos, aliados ao trabalho duro, e num contexto de inclusão coletiva, supera-se todo e qualquer limite.

    ResponderExcluir