sexta-feira, 26 de abril de 2013

Solução a deuses e devotos


Há algum tempo, postei um texto fazendo um apelo aos praticantes das religiões afro-brasileiras referente às oferendas e despachos que são feitos nos recantos públicos da cidade. Porém, não ofereci, na época uma, solução. E hoje me veio ao pensamento esta possível alternativa.

Percebo, por exemplo, uma grande quantidade de oferendas feitas na orla do Guaíba. Principalmente no espaço que fica entre o Gasômetro até as proximidades do Anfiteatro por do sol. Assim como em Ipanema; No Parque da Redenção, Parcão, Marinha e inúmeras outras praças da cidade. A ideia parte de primeiramente mapear estes recantos e criar uma espécie de oferendários, ou até mesmo templos públicos, para que os praticantes das religiões possam fazer suas oferendas. Assim como fazem budistas e hindus. E faziam egípcios, gregos, romanos, incas, maias e astecas.

Um espaço de concreto com imagens ou murais que remetem aos orixás, pretos, exus, giras e outros mitos. A construção destes espaços pela cidade facilitaria a limpeza pública destas áreas e acabaria com a dispersão de oferendas e despachos, que muitas vezes acabam indo ao contrário da limpeza, higiene a preservação do patrimônio público. Eis uma solução que pode ser materializada no trabalho conjunto do poder público e das religiões afro-brasileiras.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Um monoteísta falar em deues sempre dá o que falar. E neste sentido as críticas já começaram. Please, understand me . . .

    ResponderExcluir