segunda-feira, 1 de abril de 2013

Virtual e Real


A internet segue evoluindo do contexto de um dispositivo onde a grande maioria dos usuários sai de um papel de receptor passivo para um contexto em que os internautas assumem o papel de produtores ativos. Além desta mudança drástica de comportamento dos internautas, percebemos também aa partir da integração da rede com as tecnologias móveis, o surgimento de um ambiente onde a evolução tecnológica é fator determinante que influencia uma mudança de comportamento humano.

As tecnologias móveis de acesso à rede integram funções de entretenimento, informação e comunicação interativa, aproximando cada vez mais o homem da onipresença mediada. Porém, ao mesmo tempo em que vivemos em conexão total, há uma tendência em buscarmos o isolamento deste lado da tela. Reduzindo assim as interações presenciais em nome da comunicação virtual.

Assim como se transformam as relações entre os homens e a tecnologia, altera-se também o contexto da interação dos homens entre si e com a sociedade. Desenvolve-se também, neste contexto, a dependência mediada. E quando mais acessíveis se tornam as tecnologias, mais pessoas são seduzidas a inserir-se nesta realidade. Uma realidade na qual o ciberespaço passa de uma mera representação do mundo real para um contexto em no qual o virtual e o físico, da mesma forma que corpo e alma, coexistem em uma unidade dotada de vida própria.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário