quarta-feira, 3 de abril de 2013

Inovação e Empreendedorismo


Com o acelerado desenvolvimento tecnológico, percebemos que as empresas precisam reinventar-se com maior velocidade do que em tempos anteriores ao nosso. A inovação é um requisito às empresas e empreendedores que desejam permanecer no mercado por mais tempo. Muitas vezes esta inovação requer estudos e pesquisas necessárias à construção de modelos de serviços e produtos diferenciados. Renovar é colocar-se um passo a frente da concorrência.

Notamos, hoje em dia, que as empresas copiam com maior frequência as soluções inovadoras. Notamos a forte presença das técnicas de reengenharia no aprimoramento de tecnologias. Assim como a transferência de tecnologias agregada à comercialização de produtos. Notamos o primeiro caso na revolução industrial chinesa. E como exemplo do segundo caso podemos citar a compra recente dos  caças, com transferência de tecnologia, pela força aérea brasileira.

Em ambos os casos, percebemos que a inovação é o único caminho para que o produto preserve respectiva vida útil no mercado. Um exemplo disto que podemos citar foi o lançamento do Ipad pela Apple,  que consequentemente monopolizou o mercado de tablets nos primeiros anos por não ter concorrente à altura. O que prova mais um vez que o desenvolvimento tecnológico inovador é um dos principais diferencias competitivos da atualidade. Deste modo, inove, recrie-se e renove-se.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário