domingo, 26 de outubro de 2014

Entendimento e Sabedoria - Além do conhecimento


Há quem diga que, quando aprendemos algo sozinhos, com as próprias experiências e vivências, nos dotamos de entendimento. Na Kabala ancestral o entendimento tem o valor da perfeição. Representado pelo número 7.

De outro modo, quando aprendemos com outras pessoas, o saber tem valor de conhecimento. Representado pelo número 5. Independente deste conhecimento ser recebido de forma oral, escrita, audiovisual, simbólica ou mental (telepática). Ou baseado na apropriação e aprimoramento de exemplos e caminhos prontos.

Contudo, quando o conhecimento é posto em prática, torna-se sabedoria. A sabedoria, por ser uma forma perfeita da utilização do conhecimento, tem valor 7. Esta é uma forma artificial de transformar 5 em 7. Diferentemente do entendimento próprio, quando o saber perfeito emerge do 7 ao 7 por si mesmo.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Boa parte do entendimento só é conquistada através de provações. Desafios que só a singularidade é capaz de transcender. Apesar da sabedoria ser confirmada pelos acertos, somente a comunhão dos contrários e opostos, quando arrumados, possibilitam tal transcendência.

    ResponderExcluir