quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Virtualizados



Em virtude do fim da Rede Social Orkut, convoquei alguns amigos pra discutir o destino dos conteúdos hoje publicados nas Mídias Sociais. Embora o Orkut tenha sido abandonado pela grande maioria dos usuários, alguns internautas reclamam que gostariam de ter tido mais tempo pra fazer o back up de fotos, textos, conversações e vídeos publicados na rede.

Lembro-me de uma situação semelhante. No ano 2000 criei um site no extinto HPG. O primeiro site de minha autoria. Este site, embora atualizado por exclusivos três anos, foi mantido no ar até 2010. Conteúdos únicos que só ali se encontravam.

Com o fim do HPG, fotos, vídeos e textos inéditos, perderam-se para sempre. Na época, aquilo revoltou-me. Porém, entendi que a responsabilidade do back up é nossa. Proteger a memória, a história e a alegria dos internautas, depositadas nas respectivas postagens, cabe a cada um.

O mesmo ocorreu com o fim do Orkut. Muitos internautas lamentam a perda do registro de momentos singulares. Então profetizamos o sucessão dos sites hoje tidos como populares. Perguntamos, ao Céu e a Terra, o que ocorreria se os Tweets, os vídeos do YouTube, e as postagens do Facebook, se perdessem para sempre. Salvos os casos em que nós, internautas, salvamos o conteúdo.

A resposta foi uma sucessão de 'choro e ranger de dentes'. Apesar das plataformas explicitarem, em seus respectivos contratos com os usuários, que o direito sobre o conteúdo publicado na rede é da rede, enquanto a responsabilidade de back up é do usuário, muitos depositam confiança nas plataformas utilizadas na interação, investindo a vida no que postam; Suas alegrias e esperanças; A memória de bons momentos. Assim, sentem-se traídos na comercialização, às escuras, das redes de relacionamento.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Mais do que um conteúdo que vale bilhões. Trata-se da memória e da alegria dos internautas. Faça back up !

    ResponderExcluir