sábado, 8 de dezembro de 2012

A construção do ser


Estava relendo trechos de um dos meus livros preferidos. Ecce Homo de Friedrich Nietzsche. E me deparei com seguinte frase, a qual havia sublinhado quando li o livro pela primeira vez: Para "que a gente se torne o que a gente é pressupõe que a gente não saiba, nem de longe, o que a gente é".

Inúmeros pensadores e filósofos do pensamento positivo, assim como estudiosos da física quântica, colocam o poder de criação da expressão 'Eu sou'. Dizer para si mesmo, ou em frente ao espelho, 'Eu sou...' aquilo que desejo ser. Ou 'Eu sou...' o que penso e acredito ser; Pode iniciar um processo de construção no sentido de que nos tornemos aquilo que desejamos e acreditamos ser.

Apesar de não estudar a literatura de auto ajuda, mas sim o homem, Nietzche antecipava o que percebemos hoje em dia nos livros motivacionais. Buscava desde sua época entender "como a gente se torna o que a gente é".

Desta forma percebemos que são as crenças, assim como os pensamentos, sentimentos e atitudes, que ajudam a construir a nossa real identidade. De alguma forma, negar os outros homens como nossos 'semelhantes', ou comungar com o nosso 'contrário' e satisfazer as vontades do nosso 'oposto', poderia ser um risco à preservação da identidade à qual damos vida.

De alguma forma o 'ser' se torna uma construção. A alquimia de construirmos nossa real identidade a partir da transformação de nossa íntima essência. Somamos ainda as experiências do cotidiano ao passar dos anos. E então nos tornamos quem realmente somos. Eis o segredo da transformação do ser e da construção da identidade.

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário