quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Argumento Persuasivo


Enquanto decidia sobre qual tema iria escrever nesta tarde, lia um capítulo, de um livro de comunicação, sobre a retórica. Como de costume, iniciei minhas anotações de praxe. Reuni algumas coisas que vieram à mente sobre a arte do discurso.

Na sociedade em que vivemos, ter o domínio da comunicação faz a diferença nas relações sociais. Tanto em casa com a família e entre amigos, quanto na escola ou no trabalho. Precisamos saber como comunicar aquilo que pensamos além de compreender e decodificar a mensagem comunicada.

Dentro deste contexto existem ferramentas que precisam ser dominadas para que tenhamos êxito na comunicação. A persuasão é uma delas. Persuadir é o ato de convencer, através de argumentos, que nossas idéias, opiniões, intenções e proposições são as melhores dentre as disponíveis.

A retórica da persuasão implica a argumentação de dados. Oferecer propostas e colocar as condições para que as sugestões possam ser transformadas em práticas. É através da persuasão argumentativa explanamos e fazemos entender o porquê de que nossas idéias precisam ser apoiadas. E porque somos nós que precisamos executar tais projetos.

Porém, em alguns casos, a persuasão é utilizada com fins de manipulação. Há uma grande diferença entre persuadir e manipular. Persuadir implica provar que estamos certos. Enquanto a manipulação muitas vezes induz ao erro.

Além da retórica, da argumentação e da persuasão, outras habilidades também são necessárias. A dicção correta e a oratória. A simpatia e o senso de humor. Além da necessidade de ter uma opinião formada e definida sobre os temas envolvidos na discussão.

Uma dose de poética pode ser adicionada ao discurso. Ter a mente aberta para as novas idéias é necessário para que nos deixemos ser persuadidos pelas boas intenções, ao invés de ser manipulados pelas más. Distinguir a persuasão bem intencionada da manipulação mal intencionada é a única forma para que tenhamos a certeza de estar apoiando as pessoas certas na execução dos projetos necessários.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário