segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Trabalhar e Interagir


Durante a conexão desta manhã, segunda-feira, três de dezembro de 2012, entre as 11:50 e as 12 horas, resolvi fazer uma pesquisa com os meus contados do Facebook para saber a porcentagem de amigos que estavam conectados em casa, no trabalho ou em outros lugares.

Haviam 34 amigos online. Fiz a seguinte pergunta a cada um: 'Estás em casa ou no trabalho?' 18% (6) não deram resposta . 82% (28)  responderam a pergunta. Dentre os 28 que responderam a pergunta, 43% (12) responderam que estavam utilizando o Facebook no trabalho. 46% (13) responderam que estavam conectados em casa. 11% (3) responderam  'ambos' pois trabalham em casa.

Dentre os 13 que responderam estar em casa, um ainda era menor de idade. Aos outros 92% (12), que são adultos e responderam estar em casa, fiz uma segunda pergunta: 'Utiliza internet e mídias sociais no trabalho?' 

Dos 12,  33% (4) não responderam à questão. Dos 8 que responderam a segunda questão, 50% (4) responderam que também conectam na internet e usam o Facebook no trabalho, e 50% (4) responderam que não tem acesso a internet no trabalho ou que os sites de redes sociais são bloqueados.

A conclusão principal que retiro desta pesquisa é que cada vez mais usuários acessam as mídias sociais durante o expediente de trabalho. Dentre os entrevistados, 100% dos que responderam que trabalham em casa, com acesso a internet, realizam as atividades profissionais conectados no Facebook. E a grande maioria dos que trabalham fora de casa e possuem com acesso a internet nas no emprego, utilizam o Facebook enquanto trabalham.

Por um lado informação é preocupante para as empresas, de outro lado mostra uma alternativa para aliviar o stress do trablaho e motivar os trabalhadores, uma vez em que o trabalhador trabalha mais motivado pelo fato de poder interagir com seus contatos durante o expediente. De outra forma corre-se o risco de desviar o foco do trabalho enquanto foca-se a atenção nas conversações via mensagem de texto e na  navegação nas redes. 

Mesmo assim percebemos que cada vez mais empresas permitem o uso da internet e o acesso às mídias sociais aos seus funcionários durante o turno de trabalho. E a tendência é que cada vez mais pessoas trabalhem conectadas. Bem vindo à era das mídias sociais, da conexão e da interação total.

J.P.D.

Um comentário:

  1. As porcentagens foram obtidas e arredondadas segundo regra de três e redução de casas decimais.

    ResponderExcluir