terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Conectados e Interativos


Na era da convergência midiática, da interação total e da conexão onipresente, estamos cada vez mais conectados uns aos outros e com o mundo. Num ambiente de crescente visibilidade e interesse do público pela vida privada. A exposição das intimidades cresce no ciberespaço. Ao mesmo tempo que a produção colaborativa nos coloca cada vez mais próximos da construção da inteligência artificial. 

A inteligência coletiva vem sendo construída a cada postagem. Seja nos grandes portais, nos sites pessoais ou nas mídias sociais. A interatividade impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico apoiado sobre as novas tecnologias, globaliza o alcance da comunicação de muitos para muitos. Com maior participação, os públicos interagem em comunidades temáticas e grupos de interesse através de seus dispositivos móveis. Produzindo e compartilhando conteúdos.

As tribos interconectadas comungam através da rede. Enquanto a rede agem como uma alma úncia onde o 'sou' deu lugar ao 'somos'. Surgem a cada dia mais e mais canais alternativos. Num ambiente em que todos podem acessar tudo a partir de um simples click. O imaginário ganha dimensões maiores mixando a ficção com a realidade, produzindo assim novas subjetividades.  E estes novos modos de ver e viver no mundo ganham a cada dia novos seguidores. Impossível fugir desta comunhão tecnológica da conexão onipresente e da interatividade mediada total. A cada dia somos mais 'nós conosco'. Cada vez mais conectados e interativos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário