sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Evoluir ao praticar



Quando realizamos uma atividade física, ou intelectual, por várias vezes desenvolvemos o que chama-se de 'prática'. Em quase tudo, a prática melhora o desempenho e a performance. É assim na educação, nas atividades profissionais, nas atividades físicas e em muitas outras áreas.

Quinta-feira, ao chegar em casa no fim da tarde, percebi que o computador estava com vírus. Primeiramente tentei combater a invasão da máquina utilizando antivírus e anti-spyware. Porém a única solução que encontrei para resolver o problema foi a formatação do sistema. A quinta formatação que fiz neste ano na mesma máquina. Desta vez, percebi que realizei os backups e a instalação dos softwares com maior facilidade e velocidade.

A melhora no desempenho da formatação e na instalação dos programas ocorreu devido ao fato de já ter feito a mesma atividade inúmeras outras vezes. Lembro que na primeira vez, que precisei formatar o computador, fiquei uma semana baixando e instalando os programas. Aprendi, de lá pra cá, a sempre fazer backup e ter os principais softwares e drivers em CD ou Pen drive.

Do mesmo modo, como procede nos conhecimentos relativos à informática, procede também em inúmeros outros campos. Fazer aquele prato no almoço, configurar aquele drink especial, formatar um novo treino de academia, encontrar o caminho ideal no louco trânsito das grandes cidades, assim como entender as pessoas nos bons e maus momentos de cada um .Enfim, tudo isto é questão de prática.

Porém há situações em que a prática requer renovação metodológica. Quando insistimos em técnicas já esgotadas e na forma 'provável' de olhar o mundo, precisamos adicionar elementos novos, de preferência que se diferenciem do padrão conhecido, para encontrar e criar novos caminhos. Nestes momentos nos salvamos quando criamos o novo renovando assim a motivação. Incrementando.  Improvisando. Reinventado. Recriando.

De algum modo, para aquelas atividades que a performance se desenvolve com a prática, podemos dizer que a tendência é a evolução. A primeira impressão que o desempenho humano pode demostrar frente a uma atividade habitual ou novo desafio pode impressionar além da conta ou deixar a desejar no primeiro momento. Independente de irmos além das expectativas ou encontrarmos alguma dificuldade fora natural de percurso é importante termos em mente que podemos melhorar com a prática.

Em cada fase de nossas vidas precisamos encontrar o ritmo ideal para alcançar a performance desejada. É certo que um atleta de setenta anos precisa ter uma forma diferenciada de praticar sua atividade física favorita em relação a um atleta de trinta anos. De qualquer forma, ambos podem melhorar coma a prática respeitando os limites do corpo. O que importa é que, seja física, intelectual ou até mesmo 'espiritual', temos a capacidade de evoluir enquanto praticarmos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário