terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Acesso à internet - Privilégio da minoria


Ontem baixei o software Instagram em meu dispositivo móvel. Após ter instalado o software capturei algumas imagens e compartilhei no Facebook. Fiz um comentário revelando a alegria que senti quando ingressei no hal dos usuários da internet móvel de bolso. Após este compartilhamento recebi um comentário irônico de uma amiga virtual colocando que estava atrasado. Tratei de responder de forma educada explicando o contexto de minha felicidade.

Apesar de a internet móvel existir há um bom tempo, e ter milhares de usuários no país, cheguei um pouco depois ao acesso via celular. Mas de algum modo estou lá. Como defesa ao comentário que recebi explicitamente na linha do tempo do perfil no Facebook, resolvi fazer uma pesquisa e disponibilizar alguns dados em relação ao número de acessos à internet no Brasil. 

É lamentável, mas menos de 50% dos brasileiros tem acesso diário à internet. Seja em casa, Lan house, trabalho, escola ou dispositivos móveis. Dentre os que utilizam a rede, somente uma minoria domina ferramentas como criação de sites, edição de imagens, gerenciamento de blogs, álbuns virtuais, canais de vídeos, etc. São poucos os internautas que sabem fazer uma formatação do sistema. Muitos mal sabem como utilizar o anti-vírus ou instalar um software. 

Mais de 40% dos brasileiros, levando em consideração a faixa etária de 0 a 100 anos, nunca ouviram falar e não sabem o que é um '@' e um 'www'. Neste sentido, mesmo não sabendo tudo e tendo ainda muitas carências no que diz respeito ao conhecimento tecnológico, acredito que estou na média, ou até mesmo avançado (em relação à média) em comparação aos jovens entre 30 e 35 anos (faixa etária a qual me encontro). 

Em relação ao comentário explicito que recebi na linha do tempo como 'atrasado', apesar de ter chegado um pouco depois, preferi colocar a situação por outro ângulo e me posicionar  como 'privilegiado'. E de fato me encontro neste grupo desde 1999 quando tive o primeiro contato com a internet dial up. Contudo os dados gerais do acesso à internet no mundo, revelam que o crescimento do número de internautas carece muito de trabalho duro na inclusão digital.

Os brasileiros que acessam a internet ainda são minoria frente ao grande número de pessoas que não tem acesso à rede. Quando se trata de dispositivos móveis a porcentagem de usuários é ainda muito menor. Ser internauta hoje em dia ainda é um privilégio da menor parte dos brasileiros, o que nos coloca, neste contexto, em um grupo seleto de privilegiados.

Em caso de dúvida recomendo uma pesquisa. Alguns dados podem ser confirmados no 'Ibope NetRatings'. Outros dados são facilmente encontrados no Google, em artigos atuais, buscando as tags ‘inclusão digital’.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário