quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Na hora certa


Há mais de dois anos passei uma temporada rápida na Inglaterra. Estive em Cambridge para   estudar inglês em pleno inverno europeu. Na ocasião aproveitei para visitar a Escócia, Roma, Vaticano e Paris. Durante a expedição à Londres, adquiri um livro que se encontrava entre os mais vendidos da época. 'The rules of work'. Ou, 'Regras do trabalho' em português. Livro que somente agora me detive a ler com atenção.

Apesar de ter lido mais de trinta livros sobre tecnologias, mídias sociais, jornalismo, comunicação e educação, além de dezenas de artigos neste intervalo de tempo, somente agora chego ao final da leitura do livro adquirido em Londres. Isto mostra que há hora certa pra tudo que fazemos durante a jornada.

O livro em questão aborda procedimentos que o trabalhador deve ter no exercício do trabalho. Como proceder em relação as atividades, normas, colegas, chefes e todo tipo de interação humana, burocrática ou tecnológica. 

No início do livro o autor fala que o leitor deveria guardar em segredo a leitura de sua obra. Deveria fazer uma leitura secreta. Uma espécie de 'crença' apoiando o significado daquela expressão que diz: 'O segredo é a alma do negócio'. Apesar do livro falar sobre regras, quebro aqui então esta regra básica e sugiro aos leitores deste blog a leitura do livro de Richard Templar.

Assim como no trabalho, em todos os outros espaços de interação existem normas e regras a serem observadas no sentido da boa conduta. Na escola, na família, entre amigos, nos relacionamentos conjugais, enfim, em toda relação precisamos observar direitos e deveres, respeitar limites e cumprir regras.

Neste sentido acredito que tenho observado as regras básicas do universo, principalmente aquela que diz que 'há tempo pra tudo debaixo do céu'. Ler o livro neste momento tem sido mais interessante do que se tivesse lido na época em que encontrei nas prateleiras de uma livraria da capital inglesa. Muitas regras presentes no livro podem auxiliar o trabalhador do século vinte e um a alcançar o reconhecimento que necessita e deseja.

Apesar da quantidade e qualidade das dicas colocadas no livro, algo me diz que quebrar as regras às vezes é tão importante quanto segui-las. Porém, até para quebrar as regras, existem regras. Tudo ao seu tempo. Cada passo à sua hora. Entre conhecer, entender e seguir as regras ou quebrá-las, precisamos entender que para tudo há um momento certo. Pois de fato, há tempo pra tudo e tudo procede na hora certa.

J.P.D.

Um comentário:

  1. Chegar na hora certa nem sempre quer dizer chegar na hora marcada. Pode-se chegar um pouco antes ou depois. Desde que se chegue a tempo.

    ResponderExcluir