quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fé e Ciência


Durante muitos séculos, os cientistas tentaram explicar, comprovar ou desconstruir os fenômenos religiosos configurados como milagres. Nietzsche chegou a falar que os santos eram o fraude da era. Contudo, todos sabemos que os fenômenos ditos sobrenaturais, espirituais e religiosos, são livres de uma desconstrução pelo conhecimento. Pois a legitimação de tais fenômenos transcende o conhecimento. São legitimados pelo testemunho baseado na fé. Que é independente do saber científico.

Aquilo que se trona real, e é legitimado a partir da fé, é algo livre e independente de comprovação científica. Einstein, no fim de sua vida, chegou a dizer que 'ciência sem religião é manca, e religião sem ciência é cega'. Ou seja, até mesmo um dos maiores cientistas de todos os tempos, um dia, se rendeu a fé. Sei que é difícil acreditar no invisível para os céticos. E que é confortável a ideia da bem aventuranças aos que creem no que não vêem. 

Independente concordar com a legitimidade dos santos. E de acreditar em Deus soberano, na mitologia, no sincretismo, no espiritual, nas lendas, nos espíritos e nas pessoas. O que quero aqui dizer é que determinadas coisas se tornam reais àqueles que acreditam nelas, quando estes compartilham de experiências físicas baseadas na fé. O imaginário tudo pode. Até mesmo dar vida às criações do homem.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário