segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Por prazer - Vale a pena !


Hoje estava fazendo academia, o instrutor veio até mim e corrigiu a forma como estava fazendo os exercícios. Prestei atenção em sua recomendação e tentei corrigir conforme instruído. Após o treino expliquei ao personal que treino por prazer e contei-lhe uma história rápida sobre meu histórico de treinos de musculação.

Faço academia há mais de quinze anos. Dos dezesseis aos vinte e dois anos, fazia um treino regrado além de jogar basquete no time da escola, nadar, fazer trilhas de bike, capoeira e corridas. Estava no auge de minha forma física. Com o passar dos anos, dos vinte e dois aos trinta e um, outras atividades, como festas, namoros, trabalhos, estudos e saídas noturnas, ocuparam o espaço que antes dedicava aos treinos.

O fato é que tive um alto ganho de peso naquele intervalo de tempo. Acabava deixando de ir treinar quando pensava no treino do dia. 'Báh, hoje é dia de supino inclinado...'; 'Báhhoje é dia de agachamento...'; Assim, hesitava e acabava deixando de malhar quando pensava nos aparelhos que não estava a fim de fazer no dia.

Há pouco mais de um ano, resolvi mudar a tática. Me propus a ir e fazer o que estiver a fim. Com a finalidade de me ocupar com algo construtivo. Jamais colocando o ganho de massa muscular ou a queima de calorias em primeiro planos, mas sim como uma consequência lucrativa caso aconteça. O que faço é colocar o prazer em primeiro lugar. E isso tem me motivado a malhar diariamente. 

Sei que este não é o ideal. Nem o recomendado. E que estaria errado de acordo com muitos personais. Mas, pra mim, o que importa é ir todo dia e ter prazer durante em treinar. Se você entrar no meu Facebook agora, verá que estou fora de forma. Um tanto acima do peso. Ou seja, qualquer um poderia dizer que meu treino não estaria funcionado, se o objetivo fosse apenas a redução do peso ou ganho de massa magra. é certo que por um lado existe esta meta. Contudo, o principal objetivo é o bem estar e a ocupação de parte dos meus dias com uma atividade saudável, prazerosa e construtiva. 

Quando digo prazerosa, quero dizer que treinar tem de ser algo gostoso de fazer. O mesmo vale ao trabalho, aos estudos, leituras, viagens e demais atividades que realizamos no dia-a-dia. Em relação à academia, posso dizer que apesar de efeitos físicos serem mínimos a olho nu, tem me ajudado e controlar o humor, reduzir o consumo de álcool,, controlar a alimentação e dormir um sono mais tranquilo. Além de outros benefícios como a abstinência do tabaco há mais de ano.

De fato, é mais gostoso fazer aquilo que estamos a fim, do modo como gostamos. Tenho certeza de que, se quiser melhorar a forma e condicionamento físico, além do quanto venho melhorando, terei sim de seguir as instruções dos personais. Contudo, o simples fato de estar me ocupando de forma positiva (com prazer e motivação) prova que, por mais loucos que sejam, meus treinos vêm valendo a pena.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário