sábado, 17 de agosto de 2013

Manifesto à Inclusão


Na busca do desenvolvimento social, se faz necessário o diálogo entre as distintas visões sobre as mais variadas correntes de pensamento. A linha do desenvolvimento requer trabalho conjunto e inclusivo. Porém, esta inclusão tem de ser racional. É justo incluirmos que for inclusivo. E promovermos quem participar como bom exemplo.

Os primeiros a serem incluídos têm de ser aqueles que buscam a inclusão. E de algum modo, são e defendem pensamentos inclusivos. Por séculos a sociedade tem sido prejudica por grupos e pessoas que comercializam oportunidades excludentes. O pão tem de ser dado a quem tem fome. A oportunidade tem de ser dada a quem a busca.

Os bons exemplos merecem ocupar lugar de destaque na sociedade. Pois assim, outras pessoas também se sentirão mobilizadas em se tornar bons exemplos. Se pudermos facilitar a vida de quem busca o desenvolvimento, assim deve ser feito. Pois são estas pessoas as quais mobilizam a massa e estimulam a sociedade ao crescimento coletivo.

Os pré-julgamentos tem de ser banidos. As pessoas são capazes de mudar. E quando se tornam pessoas melhores, mobilizadas pelo bem comum, se tornam merecedoras de alcançar a realização dos sonhos que cultivam. Pois é justamente o que busca o crescimento o qual tem de ser incluso em primeiro lugar. Pão a quem quer pão. E circo a quem quer circo.

Sabemos que ainda há muitas disputas mesquinhas. E erros graves sendo cometidos. Mais uma vez lhe garanto que é justo incluir quem for inclusivo. Incluir o excludente seria comprometer todo o grupo do qual faz parte.

O erros precisam ser reparados quando percebemos os ter cometidos. Os bons exemplos merecem lugar de destaque. E veja bem, o bom exemplo é inclusivo. Quando mais hesitamos em reparar um erro, mas caro se torna compensar o tempo sucedido.

São os grandes sonhos que movimentam os grandes avanços. E são os grandes sonhadores que idealizam os grandes sonhos. As nações são construídas a partir de pessoas. Pessoas que sabem o que querem. E que fazem a sua parte como indivíduos e cidadãos mobilizados pela inclusão do desenvolvimento coletivo. Com a participação dos quais já fazem parte deste movimento. 

J.P.D.

Um comentário:

  1. Lembre. Os semelhantes se vêm como semelhantes dentro do que os faz iguais e diferentes ao mesmo tempo. Neste contexto, o azul inclui o azul; O vermelho inclui o vermelho; Assim como o branco inclui o branco, se reconhecendo como iguais. Este é o pensamento básico a ser respeitado. Porém podemos ir mais a além. Quando o branco inclui o azul; O azul inclui o vermelho e vice-versa. Todos como iguais; Em uma mesma cor; A magia procede por completo.

    ResponderExcluir