sábado, 3 de agosto de 2013

Vencer a Dependência


Há algum tempo venho trabalhando um tema muito importante e polêmico. A dependência química e a recuperação de adictos é um assunto que deveria ser tratado dentro da sala de aula e das famílias, no entanto é pouco abordado devido à falta de informação, crenças conservadoras ou preconceito. O fato é que a recuperação dos jovens usuários de drogas só é possível quando colocamos as cartas na mesa e discutirmos as causas e conseqüências do uso.

Os malefícios do uso de substâncias químicas são conhecidos da grande maioria. Contudo, a fração de usuários na atualidade é assustador. Jovens são introduzidos no mundo das drogas cada vez mais cedo. Enquanto isso, os laboratórios do tráfico investem em fórmulas químicas na finalidade de criar drogas cada vez mais fortes.

Em meio a todos estes dados, ainda há ainda quem defenda a descriminalização de drogas como a maconha. O principal argumento dos favoráveis a descriminalização, ou legalização (em alguns países), alegam que a venda ilegal favorece o tráfico. E o mesmo tráfico que comercializa a maconha, investe também no comércio de drogas mais pesadas e na criminalidade. A 'legalização', então, acabaria com a venda ilegal.

O fato é que a droga não escolhe família, crença ou classe social. Geralmente, apresentada por amigos, entra na vida dos jovens, e toma parte do seu cotidiano. Ganhando forte importância frente as atividades construtivas como o esporte, os estudos, o trabalho, entre outras. E só pode ser vencida com uma mudança drástica de comportamento.

O jovem dependente necessita primeiramente do desejo de parar de usar. Precisa querer. E além de querer, precisa estar disposto a deixar pra trás amigos, hábitos e lugares do tempo de adicção ativa. É importante que toda a família se mobilize na recuperação do usuário. Também é preciso entender que os adictos têm maiores chances de vencer a dependência química das drogas mais pesadas se propondo também à abstinência do álcool.

No mesmo sentido, as famílias precisam entender que estes jovens são diferenciados em relação aos demais. Sob o efeito de álcool se torna mais difícil resistir ao vício. Da mesma forma, pais precisam dar exemplo aos filhos. Evitando consumir álcool na frente daqueles os quais sentem vontade de usar outras substâncias químicas quando consomem álcool.

A mudança de atitude tem de ser total. A irmandade de Narcóticos Anônimos,  por exemplo, recomenda duas listas essenciais à recuperação. Uma delas se chama lista do 'Evite', enquanto a segunda se chama lista do 'Procure'. Estas listas auxiliam a recuperação mostrando aos jovens quais hábitos evitar e quais hábitos procurar. O certo é que a recuperação é uma escolha que está ao alcance de todos. Liberte-se !

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário