domingo, 18 de agosto de 2013

Sociedade Midiatizada


A construção da nova sociedade vem apoiada em três fatores essenciais. O primeiro deles diz respeito ao desenvolvimento da técnica e da tecnologia. O segundo se refere ao conhecimento e à informação. E o terceiro é baseado nas relações interpessoais, no diálogo, na interação, na produção coletiva, na mobilidade conectiva e na conexão onipresente também chamada de ubiquidade. 

O fato a ser considerado é que os estudos sobre estes e outros fatores determinantes na construção da nova sociedade, precisam ser abordados em grande escala. O sociedade midiatizada precisa de maiores diálogos entre os pensadores e filósofos da sociologia da era digital. Colocando também em conversação a indústria, o mercado e usuários da tecnologia. 

A comunidade acadêmica, assim como os empreendedores e investidores da tecnologia, vem fazendo esforços no sentido de entender melhor como todo o processo interativo de produção coletiva do conhecimento vem sendo mobilizado e construído. Somente a partir de uma entendimento maior sobre o funcionamento da produção coletiva do conhecimento é que estaremos preparados a mensurar o desenvolvimento tecnológico informacional interativo. Ainda há muito a ser feito. Mas tenho certeza de que estamos no caminho certo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário