segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

As perguntas movem o mundo


Chegado o fim do ano, seria natural se me arriscasse a fazer uma previsão ao ano vindouro. Formular questões referentes à economia, à moda, ao esporte e à política. Contudo, me permito repetir algumas perguntas e previsões sobre um futuro esperado (ou inesperado), imaginado e profetizado pelos grandes profetas, filósofos e videntes, de todo mundo e em todos os tempos. Vamos então a algumas questões que insistem em fermentar o imaginário popular.

De onde viemos? Pra onde vamos? O que fazemos aqui? Há vida após a morte? Há vida em outros planetas? Existem espécies mais desenvolvidas que a nossa em algum lugar distante do cosmos? Será o homem o responsável pela criação de seu sucessor na colonização da Terra? O que (ou quem) seria (ou será) o pós-humano? Um mutante ciborgue? Um hibrido do homem, com a tecnologia e os gens de outras espécies de seres vivos?

Certamente estas são algumas perguntas sob as quais depositamos questionamentos e incógnitas? Seria mais fácil perguntar quais são as chances do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Ou, simplesmente, quem será eleito(a) o(a) presidente do Brasil após a Copa. O real irá ser valorizado frente às outras moedas? Viveremos a redução da inflação? Ou quem sabe, uma deflação? (seria ótimo, principalmente se somada a um aumento salarial). E como andará a educação, a saúde e a empregabilidade em nosso país daqui um ano? Estas, sim, são perguntas mais simples, sobre as quais podemos arriscar uma previsão.

De algum modo, são as perguntas que movem o mundo. As respostas são encontradas com maior facilidade quando existem perguntas inteligentes. As perguntas incitam a investigação; A pesquisa e o experimento científico. A ciência é movida pelo questionamento humano. O homem pergunta, pois quer saber. Os seres humanos têm sede de informação, conhecimento e entendimento.

De algum modo, as perguntas fazem parte de nosso cotidiano. O que vamos ter pro jantar? O que vamos beber? Que roupa iremos usar? Que filme iremos assistir? Pra onde iremos viajar no fim de semana? Enfim, a todo momento nos questionamos algo. E nos propomos a responder tais questionamentos; Da mesma forma que precisamos encontrar soluções e fazer escolhas. Como pesquisador, blogueiro e escritor, só posso dizer (pra mim mesmo): Salve as perguntas!

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário