domingo, 8 de dezembro de 2013

Segunda Tela


Com o aumento do uso de dispositivos móveis, com a finalidade de acesso à internet, a utilização dos smartphones e trablets vem sendo reinventada a cada dia. Primeiramente o acesso à internet restringia-se aos navegadores wap. Com a evolução dos aplicativos foram agregadas novas funcionalidades. Uma das principais delas é a função de geolocalização, associando os aplicativos em formato de mídia social à função GPS. Contudo, percebemos o crescimento do uso dos celulares e tablets como 'segunda tela'.

'Segunda tela' é como alguns pesquisadores chamam os dispositivos móveis quando utilizados no momento em que se assiste televisão ou se navega em  computadores convencionais. O fato é que os smartphones deixam de ser um substituto da internet acessada via computador (ou da televisão) pra se tornar um complemento a esta conexão. Mesmo assim, o principal uso de aparelhos móveis como 'segunda tela' dá-se no momento em que se assiste televisão. Um exemplo prático desta prática é o próprio aplicativo que traz o nome 'Segunda Tela' da emissora Bandeirantes. No aplicativo o usuário tem acesso a programação, interação e outras funcionalidades.

Navegar na internet via celular ou tablet enquanto se assiste a televisão torna-se uma prática comum entre os usuários da tecnologia. Muitos usuários afirmam utilizar os dispositivos enquanto olham seus programas preferidos. Muitos utilizam de forma vinculada, comentando a programação televisionada. Enquanto outros conversam com amigos e acessam e-mais enquanto assistem a tv com o 'canto dos olhos'. O certo é que os dispositivos móveis se tornaram aliados na interação dos públicos com os programas televisionados. De toda forma, o uso dos tablets e celulares com acesso à internet continua sendo reinventado a cada dia.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário